São Nicolau (Famoso Papai Noel)

Publicado por Wesley Ignacio Ás 18:23

São Nicolau

-Quem é o Papai Noel?

Cada vez mais se fala do famoso Papai Noel, Santa Claus, Pai Natal, enfim, um personagem mitológico de muito tempo atrás que permanece vivo na mente de muitos crianças ao redor do mundo, um "bom velhinho, que se diz entregar presentes ás crianças no Natal", desta ficção os pais sofrem para conquistar a mente e deixar feliz seus filhos dando-lhe presentes com seu esforço no trabalho e entregando toda o seu esforço dizendo que o Papai Noel fez aquelas coisas. E é um absurdo o que acontece todos os anos este "Papai Noel" fictício substitui o "Papai do céu", o pai que deu sua vida para nos salvar, que nasceu no Natal (data dedicada á ele) em meio á anjos; então nasce o nosso Deus em natureza humana

Afinal o papai noel existiu?
     Existiu um santo chamado São Nicolau, que de aparência nada se assimila ao "bom velhinho".

Porque São Nicolau não se assimila á figura do Papai Noel?
deus Thor  (Mitologia Nórdica)
     Porque foi confundido e juntado a imagem de São Nicolau com o deus Thor (mitologia nórdica) -imagem ao lado-  que tem um grande barba branca que no inverno costumava andar de trenó puxado por renas.


E a história do trenó, das renas, dos presentes, da roupa vermelha, da barba branca é verdade?
     Do que foi dito apenas os presentes, uma pequena barba branca e usava muita cor vermelha já que era bispo.

     Do muito tempo que passou poucos sabem sua história,  depois de muitas pesquisas conclui:

Mas como um bispo mesmo com túnicas vermelhas passa a ser como hoje é?
       "Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo." (Fonte: Suapesquisa.com), hoje a figura do Papai Noel foi comprada pela Coca-Cola.


São Nicolau:
           

            São Nicolau é padroeiro dos marinheiros e dos navegantes, padroeiro dos fazedores de perfumes, santo casamenteiro, protetor das crianças, padroeiro dos estudantes, padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega e é o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.

Sua festa é celebrada no dia 6 de dezembro.

"Mais conhecido como Mikulas; Nicolas; Niklas; Klaus; Santa Claus; Nicholas of Bari; Nicolaas

             Patrono da cidade de Alicante, da Rússia e da Grécia. Foi bispo de Mira (Turquia) viajou a Terra Santa e ao Egito onde converteu vários ao cristianismo. Faleceu em 325. É conhecido como São Nicolau de Bari e suas relíquias foram levadas em 1087 e permanece até hoje em Bari-Itália. A partir de então seu culto se estendeu a todo o ocidente. Diz a tradição que em Mira ele tinha grande afeto para com os meninos pobres. A tradição da figura de Papai Noel se estendeu por toda a França e todos os países nórdicos e particularmente no continente americano onde levou o nome de Santa Claus ou Santa Klaus.
             A representação cultural de São Nicolau é baseado nos países baixos e no costume de dar as crianças um presente no dia do seu padroeiro e os Protestantes de New Amsterdã (agora Nova York) juntaram o folclore mágico a festa do Natal.
É de se notar que a figura de Santa Claus ou Papai Noel é baseado numa figura não cristã, no deus Thor (mitologia nórdica) que aparentemente se associa ao ícone mitológico Papai Noel, o mitológico Thor no inverno sua carruagem era puxada pelas renas chamadas de Cracker e Gnasher.

            Muito venerado em Mari, Monserrat, e na Rússia ele é padroeiro dos fazedores de perfumes, isto porque do seu templo em Bari, de quando em vez, exala inexplicavelmente, odores de Mirra".(Fonte: Cademeusanto.com.br)

            "[...] É o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.
É aceito que São Nicolau seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III.[...]
              Sob o império de Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo. Após a subida ao poder de Constantino, Nicolau volta a enfrentar oposição, desta vez da própria Igreja. Diante de um debate com outros líderes eclesiásticos, Nicolau levanta-se e esbofeteia um de seus antagonistas. Por isso, ele foi impedido de exercer o episcopado. Nicolau, porém, não se dá por vencido e permanece atuante, prestando auxílio a crianças e outros necessitados.

                [...] É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.
Algumas Igrejas Ortodoxas lhe honram com a celebração litúrgica do Natal. Os cristãos católicos e ortodoxos de ritos copta e bizantino lhe dedicam grande relevo, e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque. Os calendários romano e bizantino celebram o seu dia como sendo a 6 de dezembro.[...]

De São Nicolau á Papai Noel (evolução secular)


Alguns fatos relacionados á São Nicolau:

->É contado que teria conseguido converter hereges que querendo saquear a sua igreja, lá encontrando hóstias consagradas, e, ao tocá-las, elas viraram pão.
->A mais famosa destas lendas conta que uma família muito pobre não tinha como custear o "dote" para casar as suas filhas. O bispo Nicolau, a noite, jogou um saco de moedas de ouro e prata para ajudar a pagar o referido 'dote'.
->A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira), hoje a localidade de Demre na Turquia. Muitas são as histórias sobre supostas aparições suas;
->a mais famosa foi no Natal de 1583, na Espanha, quando atendendo as orações de algumas senhoras, teria auxiliado para que nenhum pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um 'tão pesado inverno', estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de feições muito serenas e mãos firmes". (Fonte: Wikipedia.org)
____________________________________________________________________________
São estas lendas religiosas e a sua iconização como Papai Noel que fazem Nicolau de Mira ser muito conhecido, mas são também a razão de não termos uma visão clara sobre a vida do mesmo.

Wesley Ignacio

Publique nosso blog!

Bookmark and Share