quarta-feira, 9 de maio de 2012

O que é um Encontro Vocacional?

Publicado por Wesley Ignacio Ás 14:00 2 comments

Vocação á serviço da vida!


Acontecem todos os 1° Domingos de cada mês em Rolândia, especificamente no Cenáculo da Paróquia São José de Rolândia um Encontro Vocacional que tem como tema “Amigos de Deus” coordenado pelo
Sem. Paulo Alencar e dirigido também pelos seminaristas propedêutas e menores e auxiliado também pela Equipe do SAV de Rolândia.
É um encontro entre amigos e vocacionados, o 1° objetivo do encontro é despertar a verdadeira vocação nos participantes, para que saibam discernir o que Deus lhes preparou, descobrindo assim se percorre o caminho correto e assim é alcançado o 2° objetivo do encontro, que é fazer com que os vocacionados (assim chamados os participantes do Encontro) tenham em mente que há também outro 
horizonte vocacional que também é possível e que vale a pena.
3° objetivo do Encontro Vocacional é formar novas amizades entre os vocacionados em meio ao ambiente eclesial, assim é possível formar novas e verdadeiras amizades sem esquecer o melhor amigo que é Jesus, por isso o Encontro leva o nome de “Amigos de Deus”.
4° objetivo do Encontro Vocacional é mostrar o que há “por dentro” de um seminário, como diz a sociedade, isto é, apresentar a realidade da convivência, amizade, um pouco sobre a vida dos seminaristas e mostrar um pouquinho do que é um seminário, não o edifício em si, mas a convivência e partilha dos seminaristas.
É importante retratar que o Encontro Vocacional não é um encontro que “formam padres”, mas sim que fique claro que o Encontro mostra a realidade de um seminário e que põe em questão a possibilidade de se doar ao criador, á se destinar não as coisas terrenas, mas sim ás espirituais, doando-se para o povo e para Deus, sendo um pastor para guiar seu rebanho, sempre tendo como exemplo Jesus Cristo, em resumo disso colocamos somente o nome: Sacerdote.
Em Londrina temos dois seminários diocesanos, um que abriga os seminaristas propedêutas e o outro que abriga os seminaristas teólogos, em Maringá temos também o Seminário Maior Filosófico Dom Albano Cavallin que abriga os seminaristas filósofos.
        Por enquanto, os seminaristas menores não possuem um seminário, no entanto, participam de dois finais de semana no Seminário Teológico Paulo VI e no 1° final de semana passam no Cenáculo da Paróquia São José de Rolândia para a participação e organização dos Encontros Vocacionais.
Provavelmente após Junho haverá alguma intervenção por parte dos Padres Formadores e do nosso Arcebispo Dom Orlando Brandes para com o Seminário Menor Bom Pastor, mas agora cabe aos seminaristas menores somente aguardar a decisão de seus superiores.
Retornando ao assunto anterior, é importante dizer que para se tornar um seminarista diocesano o primeiro passo é participar de um encontro vocacional, repito, caso o participante queira ser um seminarista, porque o Encontro Vocacional é uma experiência cujo participante decide o resultado final. É um bom momento de alegria, descontração e também um momento de fé, vocação e de se refletir sobre a sua vocação, caro jovem.
Como já foi dito, o Encontro Vocacional acontece em todos os 1° Domingos de cada mês, abaixo há as datas deste ano:


-04 de Março
-15 de Abril
-06 de Maio
-03 de Junho


Então venha participar! O Encontro Vocacional “Amigos de Deus” é realizado no cenáculo da Paróquia São José de Rolândia. 
A idade permitida é de 13 á 17 anos, o Encontro Vocacional é iniciado ás 8:30h e tem como término ás 16:30h.


 As inscrições é podem ser efetuadas clicando aqui.


E participe você também deste belo encontro vocacional realizado pelos seminaristas de nossa Arquidiocese!




©Copyright 2012 - Todos os direitos reservados
Este artigo teve publicação no programa televisivo de nossa paróquia (Momento de fé)

2 comentários:

Desejo muito saber se tenho vocação para ser uma religiosa... espero que sim, mas, que seja feita a Vontade de Deus!

Desculpe pela demora da resposta, no entanto, busque entrar em contato com Assessor do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Sem. Welinton Ignacio, por meio do telefone (43) 3255-2293.

Postar um comentário

Escreva seu comentário na caixa abaixo:
Ao enviar comentários anônimos, você não poderá excluir. Caso queira conversar por telefone Clique aqui.

Publique nosso blog!

Bookmark and Share