sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rolândia e Hruodland! Parabéns cidade!

Publicado por Wesley Ignacio Ás 16:46 No comments


Hoje é aniversário de nossa cidade e, nada mais interessante do que conhecer a origem e história de nossa cidade que abriga um grande tesouro histórico e tesouro etimológico em seu nome e em sua evolução e criação.


Etimologia


Para isso devemos conhecer o que significa o nome "Rolândia" e de onde surgiu a ideia desta nomeação, Rolândia tem esse nome por homenagem á Roland, também conhecido como Hruodland, era um líder militar sob Carlos Magno, que teve grande influência na Igreja Católica, Magno era seu tio. Várias lendas cercam Roland, as lendas dizem que ele eram um gigante que lançava grandes pedras nos ataques militares, utilizava a Durindana, que dizia a lenda ser uma espada inquebrável.
______________________________________________________________________________


Estátua de Roland em Bremen, a original
Réplica da estátua de Roland concedida de Bremen para Rolândia


Estátua de Roland


Foi concedida uma réplica de Bremen para Rolândia da estátua de Roland, a lenda que cerca a estátua é que Bremen, cidade cuja estátua oficial está, permanecerá livre e independente enquanto a estátua de Roland ali estiver, pois ele zelará pela cidade em que está. Na bandeira e no brasão da cidade também encontramos a imagem deste respeitado herói.

História de Rolândia






Rolândia tem história e, muita história para contar.


Distante aproximadamente 25 km de Londrina, na região norte-paranaense, Rolândia foi em princípio um “patrimônio” conforme as diretrizes da Companhia de Terras Norte do Paraná, CTNP.
O solo de terra roxa permitiu que ela fosse inserida no processo econômico que atingiu o Estado, o cultivo de café, atraindo imigrantes de várias partes da sociedade mais ampla, inclusive do exterior.

Tempos depois Rolândia recebeu o título de "Rainha do Café".

Os primeiros moradores chegaram no início dos anos trinta, provenientes da Alemanha e fixaram-se na Gleba Roland. No mesmo período os japoneses ocuparam a Gleba Cafezal. Pouco mais tarde é a vez de paulistas, mineiros e nordestinos, além de italianos, espanhóis, portugueses, suíços e outros. Realmente era também a terra dos emigrantes.
O início da formação da cidade se dá em 1934 com a construção do primeiro hotel, o Hotel Rolândia. O pequeno núcleo urbano vai se ampliando com o Hotel Estrela, a confeitaria e a padaria do Max Dietz, o escritório da Cia. de Terras, as estações ferroviárias e rodoviária, junto com as primeiras moradias e casas comerciais.
Inicialmente, Rolândia se torna Distrito de Londrina em 1938. Já o Decreto de criação do município é de dezembro de 1943.
A cidade formava-se e crescia com a cafeicultura. São diversas máquinas de benefício de café, cerealistas, serrarias, que compõem o comércio local, além de casas de “secos e molhados”, isto é, “vendas” onde se encontrava tudo o que era necessário como alimentos, roupas, sapatos, artigos para o trabalho agrícola (enxadas, peneiras, ferramentas), etc.
Também se instalam as escolas, as pensões, agências bancárias, clubes recreativos ou de lazer e os profissionais liberais, entre eles médicos, dentistas, advogados.
Ainda hoje, a agricultura é a responsável pela economia do município, O cultivo de soja, milho, cana-de-açúcar, café, bicho-da-seda, laranja, mandioca, são os principais produtos agrícolas, ao lado de algumas indústrias: torrefação de café, usina de álcool e açúcar, móveis, doces, fécula de mandioca, curtumes, abatedouro de aves, etc.
Dos imigrantes estrangeiros que colaboraram no desenvolvimento de Rolândia, destacam-se japoneses, alemães, italianos, portugueses, espanhóis, sírio-libaneses, húngaros, suíços, poloneses, tchecos, austríacos, entre outros. O nome de Rolândia é de origem germânica, nome dado em homenagem a Roland, legendário herói alemão, que na Idade Média guerreava ao lado de seu tio,Carlos Magno, e seu lema era lutar pela "Liberdade e Justiça".

História em fotos

Fotografias e montagem de José Carlos Farina, fotógrafo colaborador da cidade de Rolândia.


(fotografias, montagem e organização musical e fotográfica de José Carlos Farina):


Rolândia atual 
(fotografias, montagem e organização musical e fotográfica de José Carlos Farina):




Informações


Área: 460,153 km²
Fundação: 29 de Junho de 1934
População: 57 870 habitantes (2010) (Trinquagésima cidade mais populosa do Paraná)
Densidade: 125,76 hab./km²
Altitude: 750 m
Clima: Subtropical
IDH: 0,784 (médio) PNUD/2000
PIB:  R$ 928 343,103 mil IBGE/2008
PIB per capita: R$ 16 651,89 mil  IBGE/2008

Fundação:

Cartaz oficial dos 78 anos
A cidade de Rolândia foi fundada no dia 29 de junho de 1934 pela “Companhia de Terras Norte do Paraná”, subsidiária da “Paraná Plantation Ltda”, cujos donos eram ingleses. No mesmo dia iniciou-se a construção da primeira casa no perímetro urbano, o Hotel Rolândia.
No começo, os cafezais é que geravam a riqueza; hoje, a diversificação da agricultura se faz presente com destaque na soja, milho, trigo, cana de açúcar e laranja. Rolândia conta ainda com uma empresa frigorifica, uma cooperativa agropecuaria, uma usina de álcool, um setor pecuarista e parque industrial fortes.

Parabéns Rolândia pelos seus 78 anos!

Que tal também conhecer a história de nossa Paróquia? Clique aqui e confira.





Fonte:
Achetudoeregiao.com.br;
Oktoberfestderolandia.com.br;
Wikipédia.org, Rolandia.pr.gov.br.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Réplica da Cruz da cruz e imagem bizantina da JMJ na Igreja Matriz

Publicado por Wesley Ignacio Ás 21:53 No comments

Fotografia da Igreja da Ressureição com a cruz e ícone de Nossa Senhora

Já foram postadas aqui anteriormente algumas fotos da recepção da cruz peregrina na Igreja da Ressurreição e da imagem bizantina, caso não tenha visto clique aqui (a postagem da Igreja da Ressurreição é mais completa e explicativa), e agora veremos como foi acolhida a linda imagem de Nossa Senhora com a Cruz peregrina na nossa Igreja Matriz São José. Confira as fotos acompanhando as legendas:

Procissão de Entrada

Entrada da Réplica da Cruz da JMJ

Apresentação musical de jovens rolandenses

sábado, 23 de junho de 2012

Peregrinação da réplica da cruz e ícone bizantino da JMJ 2013 na Igreja da Ressurreição

Publicado por Wesley Ignacio Ás 11:25 No comments


Como já foi aqui anunciado, a cruz da JMJ 2013 está passando por nossa paróquia, e nesta Quinta-Feira recebemos a cruz peregrina e a imagem bizantina de Nossa Senhora na nossa Igreja da Ressurreição, a missa foi celebrada pelo Pe. Máximo e co-celebrada pelo Mons. José Agius. Confira as fotos dessa belíssima missa, clicando nas fotos para ampliá-las:



O ícone bizantino de Nossa Senhora, cuja réplica está em nossa paróquia atualmente, é igual a esta abaixo, que é encontrada na Basílica de Santa Maria Maior em Roma. A imagem que veio a nossa paróquia é uma réplica desta imagem de Roma, como também o ícone oficial da JMJ 2013:


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Réplica Cruz da JMJ 2013 na Paróquia São José

Publicado por Wesley Ignacio Ás 18:33 No comments

Cruz original da JMJ

A Réplica da cruz da JMJ 2013 está passando por nossa paróquia, e para esta Quinta-Feira está prevista a chegada da cruz á Igreja da Ressurreição ás 19:30h, a Cruz da JMJ foi um pedido do então Papa João Paulo II para ser passado em várias paróquias em motivo da JMJ, um encontro internacional de jovens que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro com a presença do nosso Santo Padre O Papa Bento XVI.

Aguarde para a publicação das fotos que serão publicadas neste blog em breve...

Encontro Vocacional de Junho no Cenáculo (03/06)

Publicado por Wesley Ignacio Ás 18:29 No comments

Cartaz oficial dos Encontros Vocacionais

Aconteceu como de costume em Rolândia, no Cenáculo, o Encontro Vocacional "Amigos de Deus", no dia 03/06, houve tambem a participação na missa dedicada ao GBR de nossa paróquia, agora os encontros vocacionais entrarão em férias e em breve será divulgada a nova data do próximo encontro, confira as fotos:


Conversas e partilha

Missa
Palestras e animação

Publique nosso blog!

Bookmark and Share